A preferência do horário para dormir3
Além da quantidade de horas há também uma preferência do horário do sono e ambos são geneticamente determinados. Existem pessoas que são mais vespertinas e outras que são mais matutinas. A maioria das pessoas são chamadas de intermediárias porque funcionam conforme a rotina, se adaptando bem ao horário de acordar ou de dormir.
Contudo existe uma parte da população que apresenta uma tendência genética para dormir mais cedo e outra para acordar mais tarde. Mas ao longo da vida as pessoas se acostumam a uma rotina e fixam o sono de acordo com seus horários. Então, com relação ao sono, podemos dizer que existe a necessidade do organismo, a variação da idade e a variação individual, que irão determinar a necessidade de sono de cada pessoa.
|
As pessoas não se preocupam com o sono1
As pessoas, em geral, estão dormindo um pouco menos do que antes. Esse fato é atribuído ao estilo de vida, ao excesso de luz, de informação, entre outros fatores que interferem na rotina do sono. Um exemplo é o celular, que surgiu há pouco anos, mas que já causa um impacto muito grande sobre os hábitos das pessoas, especialmente no sono, por causa da luz excessiva e das horas gastas em atividades que poderiam ser de descanso, e não de leitura em tela de luz.
As pessoas não dormem o quanto deveriam1
A maioria das pessoas acha que o sono é menos importante do que seus compromissos, então passam a substituir o sono por atividades diárias. É importante entender que isso gera problemas de saúde no futuro, especialmente porque não há como substituir a falta de sono. Não existe como compensar o sono, no dia em que a pessoa dorme mais, fica bem, mas não significa que compensou o sono perdido.
|
O que é a insônia?2
A insônia é uma queixa médica muito frequente e se caracteriza quando a pessoa tem dificuldade de iniciar ou de manter o sono, ou ainda quando acorda antes do tempo, mesmo em condições adequadas para dormir. Quando a falta de sono tem impacto diurno, então é formalmente caracterizada como insônia, caso contrário não.