Home > Cuidados de A a Z > Inflamação > Inflamação

12/02/2019

Uma inflamação é uma reação natural de um tecido vivo vascularizado a uma agressão1 , podendo ser causada por patógenos (bactérias, vírus e fungos), lesões externas ou efeitos químicos e de radiação.2 O sistema de defesa do organismo detecta essa agressão, dando início ao processo inflamatório.1

Mas como isso acontece? 1

Será que é inflamação?1,2

Um processo inflamatório comum pode ser facilmente reconhecido. O local inflamado normalmente apresenta os sintomas abaixo:

Vermelhidão (rubor);
Inchaço (edema);
Dor local;
Calor local;
Perda de função ou mobilidade.

VOCÊ SABIA?

Doenças e condições inflamatórias têm seus nomes finalizados por “ite”. Exemplos: cistite, bronquite, otite, dermatite etc.

Tipos de inflamação 1

Quando a inflamação dura poucos dias, chegando a, no máximo, 12 semanas, é classificada como aguda. O agente inflamatório é completamente eliminado, a inflamação entra em declínio e o processo termina completamente.

Já quando sua duração supera seis meses, passa a ser denominada como crônica. Isso pode acontecer devido a permanência do agente inflamatório ou em consequência de fenômenos autoimunes.

De protetor a agressor 2

Nem sempre as inflamações protegem o organismo. Quando o sistema imunológico tem uma reação exagerada a um estímulo ou agressão, ele próprio se torna uma ameaça à saúde. Em casos extremos, as inflamações do corpo podem ser manifestações de doenças crônicas autoimunes, que exigem um tratamento prolongado e muitas vezes duram uma vida toda.

Como tratar inflamações? 1

O organismo gerencia a presença de corpos estranhos o tempo todo, de modo que é muito provável que sempre esteja ocorrendo um processo inflamatório, mesmo que não seja percebido pelas pessoas.

A escolha de um tratamento para uma inflamação é feita de acordo com o tipo e a gravidade do problema.

Os medicamentos anti-inflamatórios tratam a inflamação nos tecidos e seus sintomas decorrentes (dor e febre), e no geral, podem ser divididos entre não esteroidais e esteroidais (popularmente conhecidos como corticoides). Em caso de inflamação, evite a automedicação e consulte seu médico.

O que pode ajudar? 3

Além dos medicamentos, para auxiliar no controle do estado inflamatório crônico, medidas de promoção de saúde como interrupção do tabagismo e perda de peso, podem ser benéficas.

Referências bibliográficas:

1. BOGLIOLO, L. Patologia: 7.ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, pp 130-174
2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK279298/, acessado em 05 de dezembro de 2018
3. https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/playing-with-the-fire-of-inflammation, acessado em 05 de dezembro de 2018.

*Este conteúdo não reflete a opinião da Sandoz do Brasil – BR1902955786 – Fevereiro/2019

Dr. Renato Rodrigues Pereira - CRM-SP 115947

Ortopedia e Traumatologia - Cirurgia do Quadril - Medicina Esportiva