Diarreia

14/12/2017

ATENÇÃO À SAÚDE NO VERÃO E NAS FESTAS DE FINAL DE ANO!

Chegou dezembro, época de natal, férias na praia e confraternização. Mas em tempo de festas, é preciso tomar alguns cuidados com as doenças do trato digestivo frente aos excessos na alimentação.
Descubra dicas importantes em entrevista com a Dra. Nora Manoukian Forones, Professora da Disciplina de Gastroenterologia da Universidade Federal de São Paulo.




NÃO RESISTIR À COMILANÇA DAS FESTAS DE FIM DE ANO PODE FAZER MAL?

DR. NORA: Sim. Abusar do consumo, principlamente de gorduras e doces, pode gerar graves complicações a saúde. A intoxicação alimentar é uma das mais comuns e pode ocorrer pela ingestão de alimentos contaminados, mas também pela ingestão exagerada de gordura, doces e álcool.



ENTÃO QUAL A MELHOR FORMA DE APROVEITAR AS FESTIVIDADES SEM PREJUDICAR A SAÚDE?

DR. NORA: Para evitar os abusos durante as festas de final de ano, o melhor é começar pelas saladas. Depois, escolha as carnes mais magras. Evite também o consumo de massas com caldos muito gordurosos à base de queijo e leite. Hipertensos e cardíacos devem redobrar a atenção. O tradicional bacalhau, por exemplo, precisa ser dessalgado para evitar o aumento da pressão. Se for beber é fundamentar manter-se hidratado. Um copo de água a cada dose de álcool ajuda a proteger o organismo e evitar diarreias e dores de cabeça no dia seguinte.



MAS O QUE PODE ACONTECER EM CASO DE EXAGERO?

DR. NORA: Quem exagera pode sofrer uma intoxicação alimentar, que nada mais é do que uma defesa do seu corpo. Os sintomas da intoxicação são vários: naúseas, vômitos, diarreia, dor abdominal e até febre. Tais sintomas se manifestam imediatamente ou horas depois e em casos mais graves podem durar até 10 dias.



EXAGEROU E PASSOU MAL, O QUE FAZER?

DR. NORA: Nestes casos, o melhor tratamento é manter a ingestão de alimentos leves e uma hidratação adequada nos dias seguintes. Em caso de febre é indicado procurar o médico.



O VERÃO ESTÁ CHEGANDO E AS FESTAS DE FINAL DE ANO TAMBÉM, FIQUE ATENTO A DICAS PARA MANTER O EQUÍLIBRIO DIGESTIVO EM DIA:


Ref. 1



Dra. Nora Maunokian Forones - CRM SP 31232
Prof.ª Associada, Livre-Docente - Disciplina de Gastroenterologia
Universidade Federal de São Paulo

*Este conteúdo não reflete a opinião de Sandoz do Brasil
Dezembro/2017 - BR1712748083


Fonte - Acesso em novembro de 2017:
1. http://www.saude.sp.gov.br/ses/noticias/2011/dezembro/saude-alerta-sobre-risco-de-intoxicacao-alimentar-nas-festas-de-fim-de-ano