Índice Glicêmico

25/04/2018

AFINAL, O QUE É ÍNDICE GLICÊMICO?

O Índice Glicêmico (IG) serve para mostrar a velocidade que um carboidrato leva para se transformar em glicose e, por consequência, alterar o nível de glicemia no sangue. Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia e estão presentes no arroz, farinha, cereais, frutas e massas, por exemplo (figura 1).1



Conhecer o índice glicêmico dos alimentos é muito importante para quem está querendo emagrecer, pois quanto mais rápida for a digestão do carboidrato, maior será aquele impulso por comer mais. E para a pessoa com diabetes, é fundamental conhecer os alimentos com alto IG para evitar episódios de hipoglicemia e a resistência à insulina.1


CONFIRA O IG DE ALGUNS ALIMENTOS:

Os valores de Índice Glicêmico variam de 0 a 100 e os alimentos são classificados da seguinte forma (Tabela 1):2

Baixo IG < 60:
Ameixa, cereja, damasco seco, lentilha, ervilha, soja, leite integral e desnatado, maçã, nozes, iogurte desnatado e pera.

Moderado IG de 60 – 85:
Aveia, arroz branco e integral, batata doce, banana, cenoura, feijão cozido, manga, macarrão, pipoca, kiwi, pêssego, uva, laranja e sorvete.

Alto IG > 85:
Batata assada ou cozida, beterraba, bolo, biscoitos, farinha integral, centeio, mel, melancia, milho, pão branco, sacarose, passas, glicose, tapioca, fubá.


DICAS PARA ALTERAR O ÍNDICE GLICÊMICO DE ALGUNS ALIMENTOS:

Existem formas de tornar a digestão dos carboidratos mais lenta, ficar saciado por mais tempo e ainda evitar os picos de glicemia. Para isso, basta adicionar fibras ou proteínas no preparo dos alimentos.
Um bom exemplo é a diferença do IG de uma fruta e do suco dela. A laranja possui IG 40. Espremida, esse valor sobe para 50, justamente pela falta das fibras. Prefira sempre fruta à suco, de preferência com casca, pois tem ainda mais fibra.
Outro bom exemplo é a famosa tapioca. Ela é um alimento com alto índice glicêmico, mas ao adicionar queijo ou frango ao recheio o índice cai bastante e a saciedade aumenta.3




Dr. Augusto Pimazoni Netto - CRM - SP 11.970

Coordenador do Grupo de Educação e Controle do Diabetes - Hospital do Rim - Universidade Federal de São Paulo  

*Este conteúdo não reflete a opinião da Sandoz do Brasil. BR1804815479 – Abril 2018  

Referências: 
1. http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/nutricaoesaude/ult696u168.shtm 
2. http://www.diabetesevoce.com.br/blog/entenda-o-que-e-indice-glicemico-e-como-ele-afeta-os-controle-do-diabetes/ 
3. https://boaforma.abril.com.br/dieta/como-baixar-o-indice-glicemico-dos-alimentos-e-emagrecer-mais/